Offline
DEVOCIONAL 172
Salmo 130
Publicado em 04/02/2026 10:55 • Atualizado 05/02/2026 07:49
Devocionais
DEVOCIONAL 172 — Salmo 130
Alguns pensam que pertence ao homem a capacidade de buscar a própria salvação eterna. Mas, um questionamento vital para quebrar com esta inclinação tendenciosa é: “Se Deus, observar a prática dos homens, quem subsistirá? Quem permanece digno de ser salvo?”. É este o foco do Salmo 130. Cf. verso 3.
Alguns teólogos têm neste salmo, um hino “paulino, agostiniano ou reformado”, pelas características e fundamentos de uma soteriologia conhecida na história como sendo calvinista. Já para o próprio Agostinho, além de Lutero, Calvino e os puritanos, este Salmo é a expressão poética mais teológica do saltério.
Para aqueles que conhecem um pouco da confissão soteriológica calvinista, fica claro observar expressões que apontam para os cinco pontos do Calvinismo:
1. Profundeza, iniquidades = depravação total;
2. Espere Israel = Eleição incondicional;
3. Ele quem redime a Israel = expiação limitada;
4. Contigo,… está o perdão, há misericórdia = graça irresistível;
5. Para que te temam… É ele quem redime a Israel de TODAS as suas iniquidades = perseverança dos santos.
O Salmo 130 aponta para a obra monergista de Deus para a redenção dos seus! O Salmo além de fazer parte dos cânticos de peregrinação, também é contado entre os chamados salmos penitenciais. Salmos que transmitem a contrição e o reconhecimento de uma condição necessitada da graça, do perdão e da misericórdia de Deus. (6, 32, 38, 51, 102, 130 e 143).
Como sabemos, os cânticos de romagem eram usados pelos peregrinos quando estavam na viagem para Jerusalém, nas festas solenes ou nas festas de peregrinação. Expressam sentimentos, desejos e a declaração de fé do povo de Israel. Geralmente expressam situações do cotidiano e da visão do povo quanto a relação com Deus.
O Salmo 130 expressa a condição do homem diante de um Deus santo e soberano. Expressa seu anseio pela redenção final e inclusive indica a propagação de que a redenção vem somente de Deus, o SENHOR.
Este Salmo anônimo, mostra a condição de condenação do homem e nos fala que A DEUS PERTENCE A SALVAÇÃO, justamente porque:
• 1 — Com Ele está o perdão. “Contigo, porém, está o perdão, para que te temam.”. O perdão não é para os que te temem, mas para que te temam. O perdão de Deus não é uma resposta para o homem que reconhece que é pecador e busca o perdão. Mas é um ato soberano de Deus para nos conduzir a temê-Lo e servi-Lo.
• 2 — É Ele quem Redime. “há nele, copiosa redenção. É ele quem redime a Israel.” v. 7b-8. O termo redenção aponta para a obra Messiânica. Hoje sabemos que através da obra de Jesus Cristo, o seu povo, chamado pela graça, é alvo da libertação do pecado, justificado, redimido. Esta é uma obra realizada pelo Deus Trino.
• 3 — N’Ele há Misericórdia. “no SENHOR (DEUS DA ALIANÇA), há misericórdia.” v. 7. Misericórdia de Deus aponta para Sua graça. Somos alvos da sua misericórdia não porque merecemos, mas por Sua graça. O homem que não deveria subsistir diante de Deus, é alvo da misericórdia divina, que é a causa de não sermos consumidos.
Quem poderá subsistir diante de Deus?
Certamente todos somos achados na profundeza, cheios de iniquidades e sem temor a Deus. Mas, para aqueles (Israel = todo o povo de Deus – 1 Pe 2.10) a quem Deus salva, há perdão, misericórdia e redenção. Estes pela graça de Deus e mediante a obra de Jesus Cristo, subsistem e ficarão de pé diante do CORDEIRO (Ap 6.17 cp. com Ap 7.9-10).
Neste sentido, aguardamos as promessas do Senhor. Ansiamos pelo SENHOR (V.6), um indicativo da sua presença e retorno, com a mesma certeza que o guarda tem de que o dia vai raiar. Temamos e sirvamos o Deus que nos redime de TODAS as nossas iniquidades.
ORAÇÃO: Ó, SENHOR, Deus de Israel, soberano e supremo sobre tudo e todos, a Ti pertence a redenção e fora do nome de Jesus Cristo, não há salvação, pois, Ele sofreu e morreu em nosso lugar. Agradecemos por tão grande graça e reconhecemos que somente em Ti há copiosa redenção. Desejamos Tua presença e esperamos ansiosamente na Tua promessa. Vem, Senhor Jesus. Em nome d’Ele, o autor da nossa salvação. Amém!

 

Comentários